Minha lista de blogs

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Vitamina D a vitamina que vem do Sol !


O termo vitamina D, designa toda uma familia de compostos quimicos presentes no reino animal e vegetal. As duas formas mais abundantes da vitamina D são a D2 ou egocalciferol(presente no reino vegetal), e a D3 ou calciferol, de origem animal, as duas exercem a mesma atividade biologica.

A vitamina D3, por sua vez, pode ser sintetizada pelo proprio organismo graças à influência de raios ultralioletas, os UV. O processo acontece nas camadas basais da epinderme, la onde fica armazenada a gordura, os raios UV atigem o bom colesterol e é dessa forma que o porcesso de produção da D3 é iniciado. Uma absorsão cutânea, que passa diretamente aos vasos saguineos. Ja no caso da vitamina D ingerida, a ordem é outra, ela deve ser absorvida pelo intestino degaldo, antes que possa cair na circulação sanguinea.

Hormônio ou vitamina?! A vitamina D possue um status bem particular entre as vitaminas. Intependente da sua origem, ela possui caractristicas dos hormônios esteroides e do acido retinoico (um derivado da vitamina A). Essas vitaminas/hormônio agem no nucleo das celulas e são responsaveis pela ativação de alguns genes, elas precisam estar ligadas uma à outra para que esse processo aconteça. OU seja, carência em vitamina A = carência em vitamina D e vice versa.

A função mais conhecida da vitamina D é a de ossificação (absorção e fixação do calcio e do fosforo no tecido ossoso), mas isso não é tudo. A vitamina D também desempenha uma papel fundamental durante a gestação, pois é ela a responsavel pelo transporte de calcio para feto via placenta. Ela também contribui para a concentração de calcio do leite nos niveis das glandulas mamarias.

Além disso, a vitamina D exerce a função de reconhecimento dos gobulos brancos durante as respostas imunitarias do organismo, pois éela é responsavel pela sintese do interferon (agente fundamental na defesa contra virus). O crescimento de celulas da pele, o funcionamento muscular e o controle da sintese de insulina no pâncreas também acotecem com a "ajuda" da vitamina D.

Gestantes, recém nascidos, crianças, idosos e diabeticos têm necessidades especiais em vitamina D, nesta fase da vida, a atenção deve ser redobrada.

Minhas fontes de vitamina D : 20 minutos de exposição ao sol por dia (sem nenhum tipo creme, hidratante, protetor, bloqueador, filtro solar, pois eles penetram na epiderme e perturbam a sintese da vitamina D). Dai vcs me perguntam mas e no inverno ?! No inverno também tem sol, não é porque nos não estamos o vendo que ele não esta la, mesmo em dias nublados os raios UV estão presentes e podem chegar até à pele de forma indireta também. Recentimente aprendi com uma amiga que se podemos enriquecer alguns alimentos com a D3. A dica dela foi de deixar os champingnos (frescos) expostos ao sol, antes de comelos (de prefenrênci crus pois a vitamina da é termo sensivel e à partir de 38°C ela tem suas moleculas quebradas, impedido seu ligamento com a vitamina A e consequentimente sua absorção). Essa dica me intigou e de acordo com alguns estudos da medicina ayurvédica, a gente também pode se beneficiar deste mesmo processo de banho de sol, o abatace e a clorofila ( de trigo, cevada ou aveia). Não precisa deixar torrar no sol de meio dia, eu coloco deixo cerca de 1h pela manhã, quando estou em casa!

Hoje nos podemos encotrar muitos alimentos enriquecidos de vitamina D, leite e cereais são os mais visados. Mas essa vitamina D, em grande parte é sintetica e a biodisponibilidade (capacidade de assimilação do organismo) delas é quase nula. A mesma coisa acontece com suplementos de baixa qualidade, ou seja antes de sair correndo para farmacia para comprar um suplemento de vitamina D, a melhor coisa a fazer é conversar com seu médico. Não va na onda de " a minha vizinha toma ela ta bem melhor vou comprar a mesma" ou "eu li num blog que é importante, vou aproveitar e pedir pela internet, é até mais barato". Você pode acabar prejudicando sua saude. Cada pessoa tem uma necessidade diferente, temos ritimos de vida diferentes, a alimentação influência muito. E so alguem com grande conheciento, alguem que estudou pra isso pode diagnosticar suas carências e prescrever qualquer tipo de suplemento adequedo às suas necessidades, ao ritimo de vida.

O que a gente pode fazer é comer bem, de maneira varia, e da aquela caminhadinha, ou corridinha de começo de manhã ou fim de tarde. Afinal, se não nos dermos tempo pra cuidarmos de nossa saude, seremos obrigados a arrumar tempo pra cuidar de nossas doenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário