Minha lista de blogs

segunda-feira, 24 de março de 2014

Vitamina A, Retinol e Beta Caroteno !


As vitaminas fazem parte do grupo de nutrientes essênciais para o desenvolvimento do ser humano. O nosso corpo precisa absorver uma quantidade minima para que o equilibrio fisiologico seja garantido. E como diz o ditado, nem oito, nem oitenta. Mas cada um tem uma necessidade diferente em vitamina, essa necessidade pode variar de acordo com sexo, idade, estado de saude e por ai vai. O importante é lembrar que quando as necessidades em nutrientes essênciais são supridas de forma adequada, nosso sistema funciona de forma optimizada.

A vitamina A é importantissima para a visão: o acido retinoico desempenha funções de reparação das celulas da superficie ocular, ela é utilizada na prevenção da catarata. Para pele, a vitamina A participa ao equilibrio e à renovação do tecido epitelial, é reguladora das glanduas sebacias e sudoriparas, além de indispensavel para ciratrização e tratamento anti-manchas. Uma grande parte de cremes e tratamentos antidade são formulados à base da vitamina A, pois o beta caroteno age como uma especie de freio no processo de degeneração celular. E não é atoa que a suplemantação de vitamina A é fortemente recomendada à pacientes com Aids, pois o beta-caroteno possui execelentes propriedades imunoestimulantes. Além de ser prescrita como forma de prevenção à doenças neuro-degenerativas, cardiovasculares e até mesmo para o câncer.

Um potente anti-oxidante, pois proteje as celulas dos radicais livres. Também desenvolve papel crucial no crescimento e multiplicação celular, ou seja indispensavel para a formação do embrião, para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado) e em vegetais folhosos verde-escuros , vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo. Minhas fontes de vitamina A são: cenoura, pêssego, melão (polpa alaranjada e casca reticulada), tomate, abobora, manga, couve, espinafre, alface, batata doce... e por ai vai.

A carência em Vitamina A pode acarretar em alergias ligadas à pele, baixa resistência à infecções, problemas de vista, perda de apetite, raquitismo ... a lista é longa. Mas o excesso desta mesma vitamina tambem tem consequências desastrosas para saude humana, podendo causar: fissura nos labios, queda de cabelo, resecamento da pele, dores nas articulações,sangramento nasal, lesões graves no figado e até mesmo ma formação fetal.

A vitamina A pode ser encontrada à venda de forma livre em farmacias e pela internet, mas nunca é de mais lembrar que a diferença entre um veneno e um remédio, muitas vezes esta na dosagem. E essa dosagem pode ser sutil, então, o mais prudente a fazer é consultar um medico, ele estudou para isso, vai poder avaliar suas carências e necessidades sem por sua saude em risco.

Ao meu ponto de vista o melhor ainda é prevenir, e o que nos podemos fazer é simplesmente buscar uma alimentação mais equilibrada, uma boa salada com folhas verdes e cenoura ralada, ou um suco de cenoura com maçã e couve são fontes deliciosas de vitamina A.





Nenhum comentário:

Postar um comentário