Minha lista de blogs

quinta-feira, 13 de março de 2014

Diga-me o que comes e te direi quem és !

Algumas pessoas do meu ciclo de convivência não entendem e outras até mesmo não aceitam o meu regime alimentar. Quando falo regime não falo de dieta, não é algo temporario que eu esteja fazendo para perder peso. E uma verdadeira revolução alimentar que acontece de maneira prograssiva e que adapto ao meu modo de vida. Hoje eu sou venaga com fortes tendências ao fruvorismo que é, pra mim, o ideal em termos de alimentação fisiologica para o ser humano. Mas esse processo vem acontecendo por etapas e é uma delas que eu explicar hoje.

Vamos começar pelo gutém ?!

Eu eliminei o glutém da minha alimentação depois de muitas pesquisas, afinal não queria me privar de um bom pão francês so por um efeito de moda alimentar. Eu simplesmente parei de consumir alimentos com glutem porque todos nos somos intorlerântes as prolaminas de alguns cerais. Mas o que são prolaminas? Prolaminas são as proteinas dos cereais. A prolamina do trigo se chama gliandina, que é uma subtância inflamatoria. A reação do nosso organismo à gliandina é diretamente proporcional à quantidade da substância ingerida.
O gutem afeta nosso intestino delgado, ele funciona como uma glue (uma cola) que se fixa nas peredes do intestino delgado prejudicando a absorção de nutrientes.

Vamos dar uma breve recaptulada nas aulas de biologia e rever o funcionamento do nosso sistema digestorio?

A digestão começa pela boca, quando mastigamos nosso alimento ele sofre mudanças fisicas, fica menor, mas também quimicas, porque nossas glândulas salivares secretam uma enzima chamada ptyalin, responsavel por transformar amidos em açucares simples. Da boca, esse alimento desce pelo esôfago com ajuda dos movimentos peristalticos até chegar no estômago, onde, normalmente deveria parrar cerca de 1h, tempo em que o estômago recebe os sucos gastricos, agua, e o acido cloridrico. No estômago é feita a digestão de proteinas e de gorduras, além de outras substâncias. O que sobra é uma massa chamada de bolo alimentar ou de quimo. O que não foi digerido no estômago, desce para os intestinos. A primeira parte do intestino delgado é chamda duodeno, ela mede entre 20 e 25 cm.

E' no duodeno que o quimo vai entrar em contato com a bilis produzida pelo figado, mas também com o suco pancreatico, é uma etapa fundamental no processo digestivo. Depois desta fase o quimo continua sua viagem e chega ao jenuno, que mede cerca de 2,5 metros. E aqui no jenuno que os nutrientesserão absorvidos. O jenuno é uma especia de tubos, formado por centenas de pregas que por vez são formadas por uma especie de micropregas chamadas vilosidades. Estas vilosidades medem cerca de 1 milimetro e podem ser vistas a olho nu, as vilosidades são cobertas de microvilosidades, os especilistas estimam que existam cerca de 5 milhões de micro-
vilosidades nas peredes nosso jejuno. Elas contem enzimas (a chama flora intestinal) responsaveis pela conclusão da digestão de glucidios e proteinas e funcionam também como filtro, deixando cair na correnre sanguinea todos os nutrientes que irão construir e nutrir acada uma de nossas celulas. As vilosidades e as micro vilosidades também acumulam a função de barreira, impedindo que troxinas, bactérias nocivas e virus caiam na nossa corrente suanguinea. O que não foi absorvido pelas vilodidades segue seu curso até o intestino grosso onde toda agua restante é drenada e é formado o bolo fecal.


Mas e onde fica o glutem nessa historia? O glutem, essa cola, que não é digerida, antes de ser eliminada, vai grudando nas microvilosidades e achatando elas, e por sua vez achatando as vilosidades também, comprometento seriamente o processo e absorção de nutrientes e bloqueio de toxinas, bacterias malignas e virus. A comunidade cienticifa chama esse processo de degradação de atrofia das vilosidades intestinais. Muitas vezes nos sofremos de atrofia de vilisodades sem saber. Feliz mente as celulas da parede do intestino (que tem a espessura da nossa palpebra) se renovam a cada 40 dias. So que atualmente o regime alimentar consedirado como equilibrado é muito rico em glutem. Pão, molhos industriais, massas, bolos, bolachas, molho de soja, enbutidos, salsishas, salames, cerveja, caramelo, alguns arômas e colorantes, por que é o glutem que ta essa liga nos alimentos. E por isso que bolos e pães feitos de farinhas sem glutem não vão ter nunca a mesma textura de um pão francês.E tudo uma questão de escolha pessoal. Escolha baseada em pesquisas e confirmada pelo sentimento de bem estar, de boa forma, de disposição.

Hoje a gente encontra muitos trabalhos cientificos na internet sobre o assunto. Alguns medicos fazem a relação do glutem com doenças como Artrite e reumatite e eclerose multipla (Dr. R. Shatin de universidade de Melbourne), Autismo (Dr. Bradstreet médica américana que especialista em autismo que prescreve aos seus pacientes a exclusão definitiva do glutem e da caseina "proteina do leite" de seus regimes alimentares.), intertilidade e abortos expotâneos (Dr. Antonio Gasbarrini medico pesquisador da univerdidade de Napoles na Italia), depressão (livro Coeliac Disease 1984, Cooke et Holmes), dermatite herpetiforme (reconhecida pela associação Francesa de celiacos como doençã causada pelo glutem), diabetes tipo 1 (pesquisas do Dr. Jhon Todd, da universidade de Oxford, e Dr. Steven L. Werlin do colegio de Wisconsin ), Enchaqueca (Dr. Marios Hadjivassiliou neurologista britânico), Osteoporose (Dr. Jhon Lee, no livro "What your doctor may not tell you about menopause"), Esquizofrenia (Dr. Carl C. Pfeiffer, pioneiro em pesquisas nutricionais ligadas à traumatimos neurologicos livro: Nutrition and Mental Illness onde ele lista 29 causas da esquizofrenia e uma delas é glutem, Dr. Lauretta Bender, e Dr. Curtis Dohan), Sindrome de Down (Dr. Susan L. Neuhausen da universidade de medicina de Utah em Salt Lake City.)

Esses são alguns os estudos que pude ler, pelo menos em parte e olhem so a quantidade de doenças serias que estão relacionadas com o glutem. O que não de se espantar porque se essa substância impede a absorção de nutrientes e quebra nossa barreia de proteção contra virus e bactérias, nem da para ficar surpreso !

Pesquisem, é so jogar no google o nome destes medicos que vocês vão poder ler o trabalho de grande parte deles !

Um comentário:

  1. otima exposiçao de uma verdade pouco popular e nada rentavel aos grandes capitalistas da nossa epoca. Parabéns pela coragem e determinação.

    ResponderExcluir