Minha lista de blogs

segunda-feira, 17 de março de 2014

Obeso e desnutrido !



Depois que "virei" vegana muitas pessoas queridas do meu clico de amizade e principalmente da minha familia vêm se mostrando precocupados com algumas possiveis carências nutririvas. Neste post e nos sete outros seguintes eu vou escrever sobre alguns dos nutrientres essências para saude humana e quais são minhas fontes. Entendo, e até concordo, quando as algumas pessoas me falam que vegetariano tem carência, isso é verdeda, mas e quantos "onivoros" eu conheço que sofrem de anemia?! A carência acontece quando não nos alimentamos de forma equilibrada, quando nosso corpo esta em déficite de algum nutriente essêncial. Indepedente de ser vegano ou não, o importante é fornecer ao corpo os nutrientes necessarios paraque possamos desempenhar nossas atividades fisicas, mentais e fisiologicas. Convencer as pesoas a pararem de comer carne não é minha proposta, eu não estou aqui pra converter ninguém. So pra mostrar o meu trajeto, explicar o porque desta decisão.

Vamos la?!

Fome e desnutrição sempre foram tratados como sinônimos, mas desnutrição ou subnutrição são causas de uma ma alimentação, um regime alimentar desequilibrado. O corpo humano precisa, para se desenvolver com saude, de: glucidios ou carboidratos (principal fonte de energia celular), proteinas (essências para a construção e desenvolvimebto de tecidos do corpo humano),lipidios ou gorduras (contribuiem na absorção de vitaminas A, D, E e K), acidos graxos essenciais (necessarios na produção das prostaglandinas, substâncias hormonais que favorecem a circulação sanguinea e o processo anti-inflamatorio), as vitaminas (transformam caloria em energia), os minerais (indispensaveis à todas as funções do corpo humano os minerais são responsaveis pela secreção de hormonal de glandulas, pelo equilibrio acido-basico de fluidos e tecidos e pelo equilibrio do metabolismo).

Seguindo a ordem acima vamos começar pelos glucidios. O que são? De onde vêm e para que servem?
Também conhecido como carboidratos, os glucidios são as principais fontes de energia de nossas células, deixando para as proteinas o trabalho de construção e reparação celular. Os glucidios são encontrados em açucares, amidos e fibras. Importantes no metabolisto de gorduras, tanto quanto na disgestão e absorção de outros nutrientes.

Uma deficiência em glucidios pode se manifestar pela falta de disposição, dificuldade de concentração, acidose, perda de peso e depressão. Mas por outro lado, o excesso de glucidios causa irratação digestiva, diabetes e obesidade. As minhas fontes de gluciodios são variadissimas, frutas, legumes, verduras, leguminosas, grãos e cereais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário