Minha lista de blogs

sexta-feira, 21 de março de 2014

O que são vitaminas?


Vitaminas, a falta de algumas miligramas dessas substâncias podem causar problemas serissimos à saude humana. Incrivel o poder que algumas miligramas podem exercer em dezenas de kilos. Mas o que são vitaminas ? Embora nos tenhamos o habito de relacionar vitaminas com força e energia, elas não agem exatamente como estimuladores do organismo. Na verdade, a principal função das vitaminas esta ligada às funções bioquimicas do organismo.

As vitaminas não podem ser produzidas pelo organismo, logo nossas fontes dependem da nossa alimentação. Com exceção da vitamina D e a PP. Todas nossas necessidades em vitaminas podem ser supridas com alimentos de origem vegetal. Vitaminas são substâncias super potentes, e ao mesmo tempo super sensiveis. De acordo com a FDA (Food and Drug Administration)as vitaminas essências para o corpo humano são : A, C, D, E, K e o grupo de vitaminas do complexo B, se são classificadas em 8.

Emboram desempenhem sejam metabolizadas de formas direnfentes, algumas são liposoluveis (gordura) e outras hidrosoluveis (agua) as vitamias têm 6 pontos em comum: 1 - Elas não são fonte de energia. 2- Uma dose minima é suficiente para suprir as necessidades humanas. 3 - Em regra geral, elas não podem ser sintetizadas pelo organismo. 4 - Elas não podem ser substituidas ou compendas entre elas mesmas. 5 - Elas são indispensaveis ao bom funcionamento e ao desenvolvimento do organismo. E 6- A carência de vitaminas pode provocar pertubações seria em todas as funções do organismo.

Todas as vitaminas não reagem da mesmo forma em contato com a agua ou a gordura. As vitaminas do comlexo B e a vitamina C são soluveis na agua, e extramente senssiveis ao calor, algumas são completamente destruidas à partir de 42°C. Com exceção da vitamina B12, que é armazenada no figado, as vitaminas hidrosoluveis não são estocadas pelo corpo humano, o ecxesso é diluido em liquidos e eliminado pela urina.

Ja as vitaminas A, D, E, e K, as liposoluveis, são diluidas, absorvidas e transportadas com as gorduras para o figado, os tecidos adiposos, e em uma menor quantidade à outros tecidos, e o corpo as libera de acordo com as necessidades. Mas este estoque de vitaminas no figado e no tecido adiposo não é ilimitado .

Existe uma crença de que as vitaminas tem o uma ação antifatiga, é comum vermos publicidades de complementos vitaminicos com atletas e pessoas com ritimo de vida puxado. Na verdde o que almenta a performance fisica não são as vitaminas, elas agem como ativadores enzimaticos (com exceção da vitamina E que são as unicas a constuir materia), o que aumenta a capacidade fisica são os minerais, ferro e magnésio. Outras acumulam funções tão complexas que chegam a agir como hormônios o que o caso da vitamina D e vitamina A.

Essa foi uma rapida intridução à serie de posts dessa semana : Vitaminas. Impossivel, pelo menos pra mim, de resumir as funções, as necessidades de cada uma destas vitaminas em um so post. E é assunto pra mais de metro minha gente. Amanhã vou escrever sobre as necessidades das vitaminas e em que circunstâncias nos estamos mais propicios à carências .




Nenhum comentário:

Postar um comentário