Minha lista de blogs

quinta-feira, 20 de março de 2014

Acidos graxos essênciais, eles não são chamados assim por acaso!


Também conhecidos pela sigla AGE, os acidos graxos essênciais, como o nome ja diz, são fundamentais para saude humana. Nosso corpo é incapaz de sintetizar ou produzi-los à partir de outras substâncias ja presentes no organismo, logo, nossa fonte é na alimentação. São as gorduras insaturadas que fornecem os acidos graxos essênciais para o nosso corpo. Uma alimentação equilibrada deve ser composta da mesma proporção de lipidios poliinsaturados e monoinsaturados. Eles são os famosos ômegas, que além de participarem na produção da prostaglandina, um hormônio implicado no processo anti-inflamatorio, tambem favorecem a ciculação snaguiena, impedindo a formação de plaquetas no sangue. Eles tambem estimulam a secreção de hormônios das glândulas supra-renais, e têm grande importância para pele para o sistema nervoso.

Conhecidos pelo nome de ômegas ou acidos linoleicos (3,6) e acido oleico (9) , os acidos graxos essênciais, estão presentes nos oleos não refinados e crus (oleos extraidos à frio, por pressão).

Ômega 3: é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso (muitos médicos recomendam suplementação em ômega 3 durante a gravidez), é utilizado no tratamento contra depressão, e diminui os riscos de doenças cardiovasculares. As fontes de ômega 3 são as sementes de gorassol, de abobora, e onde ele é encontrado em maior concentração e com melhor biodisponibilidade para o organismo humano é na linhaça.

Ômega 6: é anti-inflamatorio, fortalece o sistema imunologico, e reduz o colesterol ruim. O ômega 6 é encontrado nas nozes, castanhas do Para e de caju, milho, soja.

Ômega 9: essêncial na construção de menbranas, como a epiderme, também combate a desidratação e ajuda a regularizar funções hormonais. As fontes são: Azeite e oliva, oleo de canola, abacate, amendiom, castanhas e nozes.

Vale à pena ressaltar que o cerebro é considerado como um tecido lipidico, ou seja, os ômegas são mais que necessarios. Mas além dele, todas as celulas do corpo humano necessitam de acidos graxos para um funcionamento otimizado. A carência em acidos graxos pode implicar em perturbações das mais variadas, e muitas vezes estão relacionados com problemas como a infertilidade masculina, acne, equizemas, pele seca, aborto espotâneo, super sensibilidade à infecções, inflamações e dores nas juntas (artrite), hipertensão, TPM, colicas menstruais, sintomas da meno pausa como resecamento da vaginal e calor excessivo, fatiga crônica, confusão mental, esquizofrenia, ansiedade, desturbios comportamentais como déficit de atenção ou hiperatividade, ma cicatrização de feridas, e alopecia (queda de cabelo).

Os acidos graxos essêciais podem ser facilmente integrados em nossa alimentação cotidiana, toda e qualquer suplemantação deve ser prescrita e acompanhada por um profissional da saude. Os beneficios podem demorar alguns mêses para serem notados, mas a recuperação intetior, essa com certeza, assim como a deteorização, a gente não percebe logo de cara. Uma alimentação equilibrada, variada, composta de alimentos frescos ainda é a melhor maneira de prevenir qualquer doença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário