Minha lista de blogs

domingo, 10 de julho de 2011

O retorno de Saturno


Crise, como temos ouvido esta palavra nos ultimos tempos. Tudo começou, pelo que me lembro, com uma tal crise econômica que teve origem na crise imobiliaria, que teve origem na crise do comercio, e por ai vai. Não vou me apegar às crises mundiais porque estou sempre entrando e saindo de uma. Ja passei por um bocado delas: crise de risos, de choro, crise de consciência por ter causado cirse de nervos em minha mãe, crise boba de ciumes, crise de pré-adolescencia, so pra citar algumas.

Agora mesmo passo por uma crise, a tal crise dos 30, que segundo os astrologos, começa aos 28 anos de idade, quando entramos em nosso primeiro retorno de Saturno. Não, este não é um texto se ficção onde eu vou dar aquela viajada basica e levar todo mundo pra delirar comigo na minha mais nova alucinate aventura no planeta Saturno. Sei que estou falando de crise, mais ainda não cheguei a tanto. Digamos que esteja apenas perambulando entre uma teoria astrologica da qual tenho consciência superficial e algumas pesquisas rapidas na tentativa de aliviar minhas ansiedades.
Ou talvez seja mesmo so mais um poste inspirado nos meus questionamentos de tensão pré menstrual ou quem sabe ainda aquelas reflexões em que nos lançamos quando comemoramos uma nova primavera.

Seja qual for a causa, os fins ja foram justificados. Não que eu tenha encontrado minha paz interior ou atingido o nirvana, mas pelo menos me distrai e me rendeu um poste. Mas vamos ao que interessa. Segundo dicionario Grand Robert, os primeiros relatos de utilisação da palavra crise (crisim) são do século XV, mais precisamante de 1478. A palavra que tem origem tanto no latin medieval crisis, quanto no grego krisis pode ser definida como um sintoma provocado por transformações para as quais não estejamos habituados, é o pico de um momento transitorio, que pode ter consequências positivas ou negativas. Tudo vai depender da postura escolhida, do ponto de vista que temos e principalmente das atitudes tomadas.

Mas o que o tal retorno de Saturno tem haver com minha crise? De acordo com a astrologa Marcia Mattos, tudo. Ela conta que quando completamos 28 anos de idade o Sol volta a passar em Saturno, assim como quando nascemos, iniciando um novo ciclo de vida. E como todo nascimento é, de certa forma dolorido entramos em criiiiiiiiiiiiiiiiiise.


Sempre procuramos sentido para os simbolos que nos rodeiam, venham eles embutidos em mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras ou numeros. Ainda atras de explicações para tal crise dos 28, encontrei o dicionario de Simbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant que imprime a seguinte versão: 2- remete ao dualismo chinês do Yin e Yang, à bipolaridade do bem e do mal, do dia e da noite. Sendo assim um simbolo de oposição, conflito. 8- matematicamente expressa o infinito, astrologicamente o equilibrio cosmico, oito é também o numero de petalas da flor de lotus, que na cultura asiatica é o arquetipo da vulva e simboliza a perpetuação da reprodução. Existem ainda dois outros ciclos de renovação representados pelo numero 28. Os ciclos lunares e o ciclo menstrual duram 28 dias.

A verdade é que crises, conflitos e mudanças vão acontecer sempre e em todas as idades. Porque a vida é assim, estamos em movimento. Me apoio em Newton que em sua segunda lei provou que para cada ação existe uma reação. E em Nietzsche, que afirmou que o ideal é algo inatingivel, pelo simples fato de que o real tem seus imprevistos. E que sejam eles doces, azedos ou amargos, mas que venham.

''e aos 29 com o retorno de saturno decidi, começar a viver …'' Renato Russo (Legião Urbana)
''entre o retorno de Saturno e o seu, busco uma resposta que acalme meu coração, do amanhã não sei o que esperar...'' Tico Santa Cruz (Detonautas)

6 comentários:

  1. hahahaha tenho passado pela mesma crise, afinal, fiz 28 tem um mês, partindo do debate do post, espero que chegue logo aos 29, por que minha vida ultimamente chegando aos 30 tem sido bem problemática :P

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. pior ´q qdo bate a crise problemática dos 40, hhhhhhhhhaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. HE LÚ. ACHO QUE TO PASSANDO AGORA MESMO POR ESSA CRISE. SAO TANTAS AS PERGUNTAS QUE PERAMBULAM POR MINHA CABEÇA QUE AS VEZES PENSO QUE ESTOU FICANDO LOUCA...UM SENTIDO PARA VIDA...SERÁ QUE EXISTE...NAO SEI...MAS SEJA CASUALIDADE OU NAO TAMBEM ME INSPIREI PARA FAZER UM BLOG...SERAO COISAS DE CANCERIANAS...BJIM...KENNY

    ResponderExcluir
  4. Vixi.. Calma.. que tudo se resolve! E manda saturno 'procurar coquinho'!! rsrsrs.. Saudadeeeee

    ResponderExcluir
  5. Gente, esses astros... vou te contar, existe mesmo uma co-relação com o universo pra tudo né?! E vc tá mto pesquisadeira! Espera mesmo o retorno de saturno pra recomeçar o novo ciclo e que tudo dê certo no fim e que a cada crise vc aprenda e seja muito, muito mais feliz. Ano que vem,é minha vez, mais uma crise... (adorei o post)

    ResponderExcluir
  6. "A verdade é que crises, conflitos e mudanças vão acontecer sempre e em todas as idades. Porque a vida é assim, estamos em movimento." E ainda acrescento: são elas que nos distraem!

    O melhor de tudo é q depois de passar por elas percebemos que não doeu nada e que aprendemos um bocado!!!

    Adorei o post! Grande bjo!

    Andréa.

    ResponderExcluir